CONFIRMADO O 1º CASO DE CORONAVÍRUS em um índio Yanomami, um adolescente de 15 anos.

Compartilhe nosso conteúdo!

Foi destaque ainda a pouco em edição especial da Globo News o registro do primeiro caso de coronavírus em um adolescente yanomami de 15 anos que deu entrada no Hospital Geral de Roraima (HGR) na sexta-feira passada (6).

É o primeiro caso da doença diagnosticado em um indígena dessa etnia, que vive praticamente isolada nos estados de Roraima e Amazonas. O paciente foi internado com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Diante dos sintomas, foi coletada amostra para exame de COVID-19 e outras doenças, e o resultado só veio a ser conhecido seis dias depois com teste positivo para Covid-19. Inicialmente o exame não testou positivo para o coronavírus que só veio confirmado no exame de contraprova.

O yanomami é morador do polo base Uraricoera localizado no município de Alto Alegre, onde há grande incidência de atividade garimpei ilegal.

A preocupação dos profissionais de saúde é que o índio ficou internado na UTI por muitos dias, junto com outros pacientes, enquanto aguardava o resultado final.

O que pode ter contribuído para a disseminação da doença dentro da própria unidade de saúde.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts