Investimentos e avanços na educação de Boa Vista são apresentados na Câmara de Vereadores.

Compartilhe nosso conteúdo!

Durante audiência pública na Câmara Municipal de Boa Vista nesta sexta-feira (8), a secretária municipal de Educação, Maria Consuelo Sales, apresentou o balanço de ações do segundo quadrimestre de 2021 (maio a agosto). Ela detalhou os investimentos públicos da educação na capital com dados, gráficos, fotos e informações relevantes sobre as atividades executadas neste período do ano.

“São ações de extrema importância. Foi o início do ano letivo de 2021 que aconteceu em maio. Tivemos todo o planejamento para o retorno presencial neste período, diversas formações pedagógicas, aquisições, muitos projetos desenvolvidos nas escolas. As ações apresentadas são formas de prestar contas para toda a comunidade escolar e a sociedade em geral”, explicou Consuelo.

Tudo que é investido dentro das escolas, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Smec) e nas modalidades de ensino de competência municipal, são oriundos de recursos próprios do município, e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Lembrando que, de acordo com o novo FUNDEB (Lei federal 14.113 /2020), 70% é destinado à folha de pagamento e a valorização dos profissionais da educação em efetivo exercício. Os 30% restantes são direcionados para as despesas de apoio e manutenção das unidades para o desenvolvimento do ensino.

A vereadora Regiane Matos acompanhou não só a apresentação, como também vem acompanhando desde o início do ano os resultados na educação. “A secretária Consuelo apresentou o balanço de forma técnica, objetiva e bem clara. Não deixou dúvidas do compromisso da prefeitura com a educação municipal, que é referência nacional. São vários investimentos que eu tive a oportunidade de acompanhar in loco, em especial, o retorno de algumas escolas”, pontuou.

Veja os principais assuntos apresentados na audiência:

·     Execução das despesas do Fundeb e recursos próprios;

·     Entrega de material didático, playgrounds e fardamentos;

·     Entrega dos kits da alimentação escolar aos alunos das áreas rurais, indígenas e urbanas;

·     Entrega de chromebooks e capacitação dos professores da rede;

·     Lançamento do Projeto Gestores Unidos para fortalecer a aprendizagem e a consolidação da Proposta Curricular da Educação Infantil;

·     Abono salarial aos servidores da educação municipal;

·     Planejamento, acolhimento e retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino;

·     Prova BV, Entrega de EPI’s, fardamento escolar;

·     Seletivo para professor adjunto horista;

·     Convocação de 126 profissionais concursados;

·     Ações pedagógicas e psicossocial;

·     Projeto BV Mais Aprendizagem;

·     Projetos destaques realizados nas escolas;

Eu e meu herói/ lendo em Casa/ Reciclar para brincar/ Pacotinho de Amor/ Encanto da leitura entre outros;

·     Educação Inclusiva.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts